- Douglas' Newsletter
- Posts
- 🧗🏼 Escaladores #30
🧗🏼 Escaladores #30
A queda de um Imperio – Parte II
Opa, como vai? Essa é a 30ª edição da Escaladores, uma newsletter que vai mostrar a você, o caminho e plano a percorrer na sua Carreira dentro do Planejamento Financeiro, Análise de Dados e Estratégia, a partir da minha visão, um profissional que já passou por onde você está pisando hoje.
Continuação da nossa Newsletter da semana passada!
Se você perdeu a nossa Newsletter da semana passada, eu te faço um convite! Volte na semana passada leia o contexto da Newsletter que continua essa semana.
Eu garanto para você que não se arrependerá! Digo isso por uma simples questão... as consequências não são claras de ser definidas e eu contei um exemplo clássico que traz uma metáfora sobre a história das empresas e o Antigo Império Romano!
E em continuação a nossa Newsletter vamos chegar no terceiro indicador que creio ser muito importante e dou muito valor, que seria o seguinte:
ROE (Return on Equity) - Retorno sobre o Patrimônio Líquido.
Em primeiro lugar, gostaria de reforçar o como o inglês está intrínseco em Finanças e faço uma chamada para a atenção e importância sobre o idioma inglês em Finanças.
Para aqueles que não sabem por onde começar, nós temos uma solução dentro de nossa mentoria sobre Inglês para Finanças e se estiver interessado, clique no link a seguir e me mande uma mensagem que vou explicar como desenvolver essa habilidade: https://wa.me/5511989856075
Mas voltando ao Retorno sobre o Patrimônio Líquido, pois é um indicador que demonstra o quanto uma empresa está gerando de resultado sobre o capital empregado pelo acionista, ou seja, ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido).
O que isso significa?
Bom vamos de maneira bem didática e direto ao ponto! Vivemos em uma sociedade onde qualquer tipo de ação é baseado em uma troca, ou seja, o empresário coloca dinheiro em algo por acreditar que pode gerar um valor adicional aquele montante investido.
Outro exemplo... Uma pessoa investe tempo em uma causa ou propósito que acredita, pois ele crê que o seu tempo gerará resultados e frutos a partir dali correto? E se não estiver mais gerando aquele resultado esperado? Por que continuar empregando seu tempo, seu dinheiro ou seja lá o que for naquela crença, negócio ou projeto específico?
É isso que o ROE ajuda a medir, ou seja, o quanto um negócio está gerando de resultado líquido comparado ao valor que seu proprietário investiu no negócio.
Esse indicador é interessante também, pois é possível gerar a comparação de resultados a partir entre empresas do mesmo setor, pois entende-se que a dificuldade e esforço de investimento é similar, salvo algum impacto de inovação.
Índice de Capital de Terceiro
Tenho uma preferência por esse índice, pois ele mede o quanto de capital de terceiro está empregado em um negócio.
Quando eu digo capital de terceiro, entenda-se empréstimos, financiamentos, debêntures, entre outros!
Então diante dessa pequena explicação, conseguirá entender o quanto de capital de terceiros está empregando no seu negócio para gerar resultado, pois o capital de terceiro pode ser visualizado como uma oportunidade, ou seja, eu sou a favor que todo plano de negócios bem estruturado, pode ser capaz de absorver o investimento e remuneração de capital de terceiro.
Aqui me lembro daquela grande frase, onde se quiser ir mais rápido, vá sozinho, mas se quiser ir mais longe, vá em em grupo.
Bom vamos a fórmula correto?
%Capital de Terceiro = Capital Terceiro / (Capital Terceiro + Capital Próprio)
Por fim, chegamos a um indicador que também gosto de explorar que é o CAGR Lucro.
Reforçando o tema do inglês que falei anteriormente, o termo CAGR significa Compound Annual Growth Rate ou Taxa de Crescimento Anual Composto que trás o quanto foi o crescimento composto anual de um certo período de tempo.
“Douglas, mas por que CAGR de Lucro é importante?”
Ele demonstra direção! Demonstra para qual rumo a empresa está seguindo tomando em conta um período específico. Claro que tem alguns pormenores para tomar cuidado, mas é um indicador que se é possível aplicar e se faz sentido eu aplicar, eu analiso pois trás um contexto de direção e rota bem convergente ao que está acontecendo na empresa.
Esses são os indicadores que costumo analisar para tentar antecipar um fato. Mas se você quer entender mais a fundo como utilizá-los e em quais momentos aplicá-los, tenho um convite especial para você:
Que tal ir além dos slides e do PowerPoint e mergulhar de verdade nesse conhecimento?
Me chame aqui https://wa.me/5511989856075 e te guiarei nessa direção!
Até lá!