🧗🏼 Escaladores #28

Qual indicador financeiro é indiscutível?

Opa, como vai? Essa é a 28ª edição da Escaladores, uma newsletter que vai mostrar a você, o caminho e plano a percorrer na sua Carreira dentro do Planejamento Financeiro, Análise de Dados e Estratégia, a partir da minha visão, um profissional que já passou por onde você está pisando hoje.

Qual indicador financeiro é indiscutível?

Na Newsletter dessa semana teremos um foco especial aos indicadores, pois se existe uma ferramenta que ajuda na gestão de qualquer negócio são os indicadores.

Quando uma pessoa está doente e o médico pergunta quando ela começou ter os efeitos, é mais fácil lembrar de quando começamos a senti-los.

Porém, e se o médico perguntar qual foi o exato momento que o nosso corpo começou a desenvolver a infecção ou nosso corpo começou a combater  uma determinada dor, você saberia dizer?

Muito provavelmente você não saberia...

Quando fazemos esse mesmo paralelo com a gestão de uma empresa, nós temos uma importante ferramenta conhecida como indicador, que nada mais é que uma ferramenta que ajuda a apontar ou sinalizar a respeito de uma determinada situação ou estado.

Diante disso, chegamos na pergunta do milhão:

“Qual o indicador mais importante para meu negócio?”

E com toda tranquilidade e certeza do mundo eu te digo: Depende!

Não me odeie, pois vou te explicar o por que.

Em Finanças nós temos os indicadores que devemos medir um negócio, porém alguns são mais importantes do que outros, principalmente quando entramos na variabilidade de mercado, tamanho de empresa e foco estratégico da empresa.

Mas é fato que quando temos os indicadores financeiros implementados em um negócio temos os seguintes benefícios:

  1. Padronização: O uso de indicadores permite criar um padrão de referência e histórico, facilitando diagnósticos e comparações na empresa;

  2. Antecipação: A utilização de indicadores contribuem para identificação de potenciais problemas operacionais, de eficiência e resultado, permitindo intervenções precoces evitando problemas mais sérios;

  3. Comunicação: Os indicadores contribuem para uma comunicação de resultados de maneira eficaz utilizando uma linguagem comum;

  4. Comparabilidade: A medida que implementa os indicadores, você consegue gerar a comparabilidade com seus concorrentes.

Porém é fato que também existe alguns pontos que devemos ter em mente em relação a indicadores:

  1. Individualidade: Cada empresa é única e o uso de indicadores padronizados pode não refletir totalmente a individualidade de uma empresa;

  2. Rotulagem: Dependendo dos indicadores, algumas empresas podem ser rotuladas de uma maneira, sendo que precisam de uma análise mais abrangente para se chegar em algumas conclusões;

  3. Cultura: Se tem um efeito que os indicadores não conseguem transmitir é a cultura da empresa. É muito difícil determinar o efeito da cultura daquela determinada empresa dentro de indicadores;

  4. Diversidade: O uso excessivo de padrões pode levar a uma uniformização que não existe, já que cada negócio e empresa tem sua personalidade única.

Diante dos esclarecimentos realizados acima, é necessário reforçar algo que é muito importante:

“Não existe negócio de sucesso, sem a rastreabilidade e a implementação de indicadores financeiros de gestão”

A partir da crença acima compartilhada, chegamos ao ponto da pergunta da nossa Newsletter de hoje: qual é o indicador indiscutível ?

Veja, antes da resposta tão aguardada, gostaria de pontuar algumas opiniões importantes.

Quando eu falo para vocês que EBITDA não é caixa, existe uma razão, pois dentro do EBITDA existem diversos efeitos contábeis que não são caixa. Além disso, existem alguns efeitos que tomam mais tempo do que outros para realizar a conversão do DRE para caixa.

Da mesma maneira que quando comparamos um indicador de lucro líquido de um mercado bancário com um indicador de lucro líquido de um negócio de varejo, estamos falando de um mesmo indicador, porém que não é possível comprar entre mercados diferentes, pois eles tem desafios diferentes, um ecossistema diferente. Então diante disso, tenha cuidado em criar verdades não absolutas.

Bom, mas vamos responder a pergunta…

Na minha opinião o indicador financeiro que acredito que é indiscutível é o % Lucro Bruto.

Aqui está o porquê:

  1. Quando falamos de Receita, impostos e custos estamos falando de números e valores reais, ou seja, o impacto de provisões contábeis é bem menor do que quando observamos outros indicadores;

  2. O Lucro Bruto é um dos indicadores iniciais que observamos no Demonstrativo de Resultado de Exercício, e por estar associado ao foco principal que um negócio realiza, qualquer problema observado, você já pode antecipar-se nesse ponto para tentar encontrar uma mudança de rota;

  3. Lembrando que o Lucro Bruto é o resultado da dedução do Custo da Mercadoria Vendida ou Custo do Serviço Prestado e dos impostos sobre a Receita da Receita Bruta. Com isso chegará ao Lucro Bruto que identificado o % do Lucro Bruto, conseguirá mapear o perfil de vendas através da equação do Mix de preço entre clientes e produtos, e o Mix de produtos gerando um perfil de Lucro Bruto que poderá estar na direção correta ou requerer uma mudança de rota imediata.

Se você não quer perder tempo e aprender ainda esse ano como Analisar Indicadores Financeiros, não perca tempo e fique atento a uma oportunidade única.

Faça parte desse grupo VIP para ter acesso a uma oferta única agora em Novembro através do botão abaixo: