🧗🏼 Escaladores #27

Qual o segredo para ser promovido ou promovida?

Opa, como vai? Essa é a 27ª edição da Escaladores, uma newsletter que vai mostrar a você, o caminho e plano a percorrer na sua Carreira dentro do Planejamento Financeiro, Análise de Dados e Estratégia, a partir da minha visão, um profissional que já passou por onde você está pisando hoje.

Qual o segredo para ser promovido ou promovida?

Saiba que existe um segredo para ser promovido ou promovida, porém a grande pergunta a ser feita é: será suficiente?

Bom, na última semana eu devo ter conversado com umas 20 pessoas interessadas em compreender o impacto da nossa Mentoria Elite FP&A em suas carreiras, porém o que gostaria de compartilhar são as crenças que geralmente temos em relação ao caminho e as fortalezas que temos em nossas carreiras.

Uma das coisas que mais ouvi é a importância do conhecimento técnico para a área financeira e concordo parcialmente e vou explicar o por que.

Com certeza, o conhecimento técnico em Contabilidade é um passo a frente quando falamos de trabalhar na área de Planejamento Financeiro, porém se você pensa em trabalhar em Finanças por no mínimo os próximos 10 anos, eu vou te listar algumas sugestões, que vale você aplicar ou parar de ler nesse momento e seguir sua rota:

  1. Conhecimento técnico:

Na minha opinião, o conhecimento técnico é aproximadamente 30% do componente total para ser promovida ou ser considerado um profissional de alto valor agregado.

Diante da quantidade de informação disponível, atrelado com as tecnologias disponíveis como a Inteligência Artificial, cada vez mais o conhecimento técnico é uma commodity de nossa geração. Dito isso, tenha o conhecimento técnico, mas não pare por aqui;

  1. Atividades repetitivas, transacionais e operacionais:

Uma certeza é que em 2034 muitas atividades repetitivas, transacionais e operacionais que existem atualmente serão realizadas por tecnologias que serão mais eficientes para esse tipo de atividade.

Diante disso, ressignifique sua carreira se estiver trabalhando com essas atividades e busque se diferenciar e criar valor em outras áreas;

  1. Habilidades é um dos grandes diferenciais:

Aqui está um dos grandes diferenciais que abordamos constantemente na nossa Mentoria Elite FP&A pois acredito que atualmente as Habilidades são responsáveis por 40% a 50% do componente total para ser promovido ou ser considerado um profissional de alto valor agregado.

A razão é simples e direta, além de estar totalmente conectada com a nossa Newsletter da semana passada, pois nenhuma tecnologia consegue ter a questão empática e ter habilidades que não tem um apelo técnico, e sim de atitude e emocional.

Você já imaginou uma tecnologia direcionar uma empresa a aumentar preços de seus produtos em um região que está passando por dificuldades climáticas como foi no Rio Grande do Sul diante de choques de oferta e demanda?

Com certeza a imagem da empresa iria ser destruída diante de tal decisão.

Ou já imaginou um sistema direcionar decisões de um negócio sem considerar a imagem associada a tal cliente?

Comento isso, pois muitas vezes, existem negócios que são fechados com um apelo de ser um grande influenciador da marca, porém com margens menores. Isso é o mais conhecido como estratégia, algo que não pode ser entendido como algo mecânico e programável;

  1. Pessoas e Networking:

Aqui está o restante dos 20% a 30% do componente total para ser promovido ou ser considerado um profissional de alto valor agregado. Relacionar-se com pessoas cada vez mais torna-se um diferencial em tempos de amizades e conversas realizadas através de telas.

Conversas por telas são frias e não capturam a temperatura das situações e as empatias necessárias para atingimento dos objetivos.

Não à toa que digo que nossa Mentoria Elite FP&A tem um tripé estratégico formado por Conhecimento Técnico, Habilidades e Pessoas, pois essas últimas são as que geram a diferença nos resultados e relações.

Como diria aquela celebre frase... “Quer ir mais rápido vá sozinho, quer ir mais longe? Então vá em grupo”;

  1. Busque uma Mentoria Ativa:

Diante de um cenário onde buscamos ser mais eficientes, fazendo mais coisas em pouco tempo, ter uma Mentoria Ativa que ajudará a nos direcionar a qual caminho seguirmos, economizará o maior bem que temos! O tempo.

Muitos profissionais chegam no objetivo que tem, porém alguns chegam bem mais rápido. Porém é uma questão de escolha ... Qual você prefere?

  1. Tenha Metas claras e mensuráveis:

Da mesma forma que as empresas tem metas claras, objetivas, mensuráveis e o tempo relacionado, as nossas metas pessoais devem ser da mesma maneira, afinal uma empresa é um conjunto de pessoas e você é uma fração de empresas.

Por que querer inventar a roda? Tenha metas claras e mensuráveis!

  1. Seja pró ativo! Desafie o status quo:

Isso é algo que sempre reforço com minha equipe, pois nunca evoluiremos se não desafiarmos o status quo.

Eu posso queimar a minha língua, mas a pró atividade faz parte da maioria dos perfis de pessoas promovidas ou consideradas chave em uma organização, pois geralmente estão fazem algo que ninguém faz ... procurando ser diferente!

Essa são algumas das sugestões que tenho se tem paixão por Finanças e quer continuar trabalhando nessa área pelos próximos 10 anos pelo menos.

Porém, para você que leu até aqui, vou te contar o segredo principal para ser promovido: Não pare! Mexa-se e seja um pouco melhor todos os dias.

Afinal, a comodidade e a tranquilidade não combinam com a evolução. Ninguém fez uma grande descoberta parando no seu primeiro experimento!

Então saiba que se está vivendo no conforto, dificilmente será promovido.

E para você que quer continuar a se mexer, faço um convite para participar do nosso Workshop gratuito hoje, às 20h, que fará você pensar de uma maneira diferente a respeito de alguns tópicos.

Clique no botão abaixo e faça parte da nossa Comunidade onde compartilhamos o link de maneira exclusiva para nosso Workshop.

Até a próxima!