- Douglas' Newsletter
- Posts
- 🧗🏼 Escaladores #23
🧗🏼 Escaladores #23
O saltador de paraquedas tem seus checks por fazer
Olá, como vai? Essa é a 23ª edição da Escaladores, uma newsletter que vai mostrar a você, o caminho e plano a percorrer na sua Carreira dentro do Planejamento Financeiro, Análise de Dados e Estratégia, a partir da minha visão, um profissional que já passou por onde você está pisando hoje.
O saltador de paraquedas tem seus checks por fazer
Nesse fim de semana fiquei observando um piloto de avião realizar suas atividades assim que ele entrou na cabine.
Não sei se alguém já reparou ou teve atenção sobre esse processo, mas saiba que um piloto de avião traz uma reflexão bem interessante para a vida do profissional de Finanças que quer se destacar.
Depois de quase 40 minutos de atenção sob o procedimento do piloto antes de voar, eu enxerguei exatamente a responsabilidade de um Controller e vou explicar o porquê.
Porém, antes de mais nada preciso deixar bem claro que quando falo de Controller e quando a maioria dos Headhunters falam da posição de Controller, estamos falando de uma posição gerencial ou executiva, responsável pelas áreas de Contabilidade, Contas a Pagar, Contas a Receber, Tesouraria e em alguns empresas, responsável pela área tributária também.
Por que estou falando isso?
Simples… muitas pessoas naturalmente tem responsabilidades de algumas dessas áreas, incluindo a área de Planjeamento Financeiro e se consideram Controller.
Bom, aqui eu tomo a licença de falar uma grande verdade que nem todos headhunters te contam… podem colocar o título que for, o que vale é: sua cobertura de escopo, reais desafios enfrentados e se realmente você é o tomador de decisão final.
Se ao fim, por mais que o nome utilizado seja Controller, mas não conseguiu justificar o escopo de um Controller, você só gerou mais trabalho para o Headhunter e um ponto negativo com ele em futuras oportunidades.
Desculpe ter que dizer isso, mas saibam que no fim, todos querem transparência do que realmente você impacta na empresa, nos seus parceiros e clientes.
Se está tentando passar uma imagem que não consegue transparecer em realidade, você está apenas tomando mais tempo de alguém e gerando mais desconfiança também.
Voltando a comparação do piloto e do Controller…
Bom, da mesma maneira que antes de tomar decisões e realizar suas atividades fim, tanto o Piloto quanto o Controller, precisa checar as informações e o funcionamento do equipamento ou das áreas de sua responsabilidade para saber a condição da aeronave ou da equipe em relação aos objetivos a serem atingidos.
Diante da análise e checks da situação atual, a partir daí eles se preparam para realizar suas atividades ou tomar as decisões necessárias para atingir seus objetivos relacionados a função.
Com isso, podemos ter um grande ensinamento aqui:
NÃO existe função onde você só tem a parte divertida e desafiadora, sem passar pelas atividades mais burocráticas de checagem.
Se isso de alguma maneira nunca foi claro para você, tem a oportunidade ouvir de alguém que já tem mais de 22 anos de trabalho na área financeira, onde desenvolvi atividades de contribuidor individual até atividades de liderança de grandes equipes.
Acredito que tenho um pouco de histórico para validar o que escrevi.
Saltador de Paraquedas e Planejamento Financeiro.
Seguindo o contexto acima, o Saltador de Paraquedas parece ter uma flexibilidade maior e uma diversão maior que o piloto de avião.
Da mesma maneira que ouço muitas pessoas falarem que a área de Planejamento Financeiro é uma área com maior flexibilidade e diversão bem como o Saltador.
Uma coisa eu não vou negar!
Tenho muita diversão sim, pois realmente é uma área que me ensina todos os dias e me divirto com o conhecimento.
Porém, o que vou relatar aqui acontece tanto para o Saltador de Paraquedas quanto para o profissional de Planejamento Financeiro.
Esses 2 profissionais tem o mesmo nível de preparação que o piloto também, pois ele precisa compreender as condições atuais, como realizará suas atividades e qual objetivo final deseja atingir.
Veja, não existe função sem preparação.
Todos os 4 profissionais que descrevemos aqui são exímios profissionais que antes de qualquer coisa, precisam conhecer seu terreno atual e preparar-se. E sigo repetindo que quem se antecipa, Governa!
E se quiser levar sua carreira para um novo patamar e ser o governador da sua carreira, te convido para saber mais sobre a minha mentoria. Clique no botão abaixo.