🧗🏼 Escaladores #21

A linha tênue entre satisfação do cliente e custo financeiro

Opa, como vai? Essa é a 21ª edição da Escaladores, uma newsletter que vai mostrar a você, o caminho e plano a percorrer na sua Carreira dentro do Planejamento Financeiro, Análise de Dados e Estratégia, a partir da minha visão, um profissional que já passou por onde você está pisando hoje.

A linha tênue entre satisfação do cliente e custo financeiro

Uma das bases para o sucesso sustentável de qualquer negócio é a satisfação do cliente, onde naturalmente conseguimos viver um ciclo infinito de sucesso que pode ser descrito da maneira abaixo:

  1. Atingir a satisfação do cliente gera potencial sustentabilidade do cliente na base de clientes ativos;

  2. A sustentabilidade do cliente na base de clientes ativos gerará um maior LTV;

  3. Gerando um maior LTV, você reduz o CAC no seu negócio dependendo da estratégia;

  4. Reduzindo seu CAC, você gerará uma maior eficiência na alocação de recursos;

  5. Gerando uma maior eficiência na alocação de recursos isso será traduzindo em maior rentabilidade;

  6. Gerando uma maior rentabilidade, o negócio terá uma maior disponibilidade de recursos para investir de acordo com sua estratégia;

  7. Ter recursos para investir significa ter visibilidade de sustentabilidade para o negócio;

A partir da sustentabilidade de qualquer negócio, conseguimos gerar indiretamente alguns outros benefícios:

  1. Previsibilidade da estratégia;

  2. Redução do ambiente de insegurança;

  3. Melhoria do clima organizacional;

  4. Retenção de talentos em um ambiente favorável;

  5. Motivação para superar os objetivos;

Esse ciclo parece muito simples, correto?

O ciclo parece simples, mas as variáveis do dia a dia, tornam a sustentabilidade do negócio desafiadora e vou detalhar mais abaixo.

O ponto inicial que devemos entender, é o que a empresa tem como principal objetivo em relação a sua estratégia e me acompanhem no meu raciocínio.

Quando as empresas geralmente chegam a uma estratégia consolidada de crescimento, ela funcionará até determinado momento.

E qual momento é esse?

Esse é o momento que a empresa consegue extrair o máximo de clientes de acordo com sua estratégia inicial e a curva de crescimento de clientes, começa a chegar em um platô.

E naturalmente quando chegamos nesse platô a estratégia precisa ser revista e desafiada, porém aqui começam a acontecer algumas sugestões que podem causar um grande problema para o futuro da empresa.

Geralmente nessa fase, começamos a rever algumas concessões da estratégia que geram a deterioração a longo prazo do resultado da empresa em prol da satisfação ao cliente.

E aqui eu irei expor 2 grandes exemplos que já vi repetidamente ao longo da minha carreira:

  • Política de Estoque:

É claro que o melhor cenário é quando você tem um fornecedor capaz de suprir a necessidade de produtos do cliente a qualquer período, porém se esse alinhamento de expectativa de aumento de demanda não é coordenado, gerará um problema de desabastecimento com outros clientes e eventualmente demandará um aumento do estoque de maneira artificial, mas sem estratégia.

Com isso, o foco em manter a satisfação ao cliente será mantida, bem como a excelência em atendê-lo, porém, a um custo de aumento de estoque não planejado que poderá gerar um aumento do NCG ou Necessidade de Capital de Giro que consequentemente poderá gerar custos financeiros a empresa.

  • Política de Prazo de Pagamento:

Muitas empresas acabam gerando uma concessão de prazo de pagamento ao cliente com o objetivo de expandir a satisfação com o cliente, porém esse fato acaba aumento o prazo médio de recebimento que por sua vez também causa o aumento da Necessidade do Capital de Giro que consequentemente poderá gerar o incremento de custos financeiros a empresa.

Por isso que reforço a chamada para a Newsletter dessa semana, onde a satisfação do cliente e o custo financeiro pode ser uma linha tênue, pois em alguns casos a empresa não precifica isso ao cliente e em outras oportunidades, o cliente não quer pagar por uma condição personalizada.

Eu já liderei muitas discussões como essas e já vi as diversas consequências que podem acontecer em um cenário como esse.

Para saber se antecipar a cenários como esse e agregar valor para seu cliente interno, te convido para me enviar uma mensagem para discutirmos como posso te ajudar a impulsionar na sua influência dentro da área de Finanças. Clique no botão abaixo para entrar em contato comigo: