🧗🏼 Escaladores #20

As vezes 100 metros parece tão longe

Opa, como vai? Essa é a 20ª edição da Escaladores, uma newsletter que vai mostrar a você, o caminho e plano a percorrer na sua Carreira dentro do Planejamento Financeiro, Análise de Dados e Estratégia, a partir da minha visão, um profissional que já passou por onde você está pisando hoje.

As vezes 100 metros parece tão longe

Com certeza já ouvimos falar que as coisas não acontecem de uma hora para outra em nossa carreira.

E quem nunca ouviu dizer que a carreira é como se fosse uma maratona, que precisamos ter a resiliência para chegar na reta final.

Bom, com certeza muitos de vocês já ouviram isso, porém hoje, ao longo da nossa newsletter não é vou fazer o papel de um mentor, trazer alguns temas para reflexão, pois a resposta correta com certeza irá variar de piloto para piloto.

Lembram-se da nossa 1º newsletter onde eu compartilhei com vocês, um fato que aconteceu comigo há muitos anos atrás?

Onde aquela frase desde então, ecoa na minha mente: “No final do dia, você é piloto da sua carreira, tome a direção da sua carreira!”

Existe tempo limite para cada etapa da sua carreira?

Uma das perguntas que eu mais recebo seja pelo LinkedIn ou pelas outras redes sociais e até durante sessões de consultoria é:

“Você acredita que já passei do tempo de ficar na minha função atual?”

Bom, essa é uma pergunta bem relativa e vou explicar o por que.

Eu já presenciei pessoas que estavam 4 a 5 anos em uma função, que depois que ela saiu da empresa onde estava, os próximos 4 a 5 anos dela foi marcada por ascensões meteóricas, bem como conheço também pessoas que atingiram cadeiras de CFOs em grandes empresas, pelo fato de terem sido resilientes e estarem há mais de 15 anos nas empresas onde estão.

Nesse último exemplo, as pessoas tinham promoções mais espaçadas e a jornada foi mais longa, porém a medida que iriam subindo, a competição era menor.

“Não existem 500 metros que parecem quilômetros como em Ouro Preto”

Para quem já foi em Ouro Preto compreenderá o que quero dizer, porém vou tentar trazer a realidade para quem não foi.

Quando estive em Ouro Preto, os moradores locais diziam: “É muito próximo, são uns 500 metros daqui”.

Realmente eles estavam certos, pois o local o de procurava estava há 500 metros, porém as ruas de Ouro Preto tem uma inclinação única… que chega a ter ruas com 40 graus de inclinação, onde pode demorar até 15 minutos para andar 500 metros.

Dito isso, trago alguns pontos importantes a serem refletidos:

  1. Olhe para os executivos e Diretores da empresa e analise como eles chegaram lá;

  2. Compreenda o momento da empresa em relação a desenvolvimento de talentos e apostas em relação a pessoas internas versus pessoas externas;

  3. Nunca pense apenas no próximo passo, porém qual jornada é possível;

  4. Exerça o tão conhecido sexto sentido, pois se você acredita, confie;

  5. E por fim, quem é seu mentor para compartilhar essa jornada e trazer pontos importantes para sua reflexão.

Se arrependa do que não fez

Saiba que ao longo da jornada você terá que tomar decisões, porém você provavelmente acertará em algumas e apreenderá com as outras, e tenha ciência que é normal não acertar todas as decisões.

Eu quando olho para trás, tive um mentor, tive paciência para tomar as decisões. Conversei com vários profissionais experientes, ainda acredito que errei em algumas decisões.

Então saiba que realmente errar em decisões será natural, porém cerque-se de todas as ferramentas e pessoas possíveis para te ajudarem nessa jornada de decisões na sua carreira.

Mas uma coisa que quero reforçar é “Tome decisões, pois a pior coisa é se arrepender por decisões que não tomou”.

Como eu comentei acima, seja o piloto da sua carreira, pois isso fará de você um líder da sua vida.

VOCÊ dirigirá da melhor maneira possível, enquanto não tomar decisões só fará sua frustração crescer junto com o arrependimento.

Aqui está uma frase que te fará refletir também: “Não existe vento favorável para o marinheiro que não sabe onde ir”, Sêneca.

Diante disso meus caros escaladores, para você que quer destravar sua carreira em Finanças e quer criar um plano, ter o seu mapa estratégico para navegar a favor do vento, clique no botão abaixo e vamos construir esse caminho juntos.