- Douglas' Newsletter
- Posts
- 🧗🏼 Escaladores #19
🧗🏼 Escaladores #19
Não Balance e dê o valor devido ao Balanço Patrimonial

Opa, como vai? Essa é a 19ª edição da Escaladores, uma newsletter que vai mostrar a você, o caminho e plano a percorrer na sua Carreira dentro do Planejamento Financeiro, Análise de Dados e Estratégia, a partir da minha visão, um profissional que já passou por onde você está pisando hoje.
Não Balance e dê o valor devido ao Balanço Patrimonial
Uma grande maioria de profissionais da área de Finanças tem o P&L como o demonstrativo financeiro mais queridinho.
Não tenho dúvida que o P&L é muito importante e tem o seu valor através da demonstração de resultado gerado ao longo de um período, porém o P&L é uma visão de curto prazo, pois eu diria que com ele, você consegue enxergar a foto do momento. Entretanto sem compreender claramente o que pode vir a acontecer.
Já o Balanço Patrimonial, é o famoso relatório que trabalha com seu sucesso no back stage (por trás dos palcos), porém trás um valor único que vou detalhar abaixo:
Apesar de ser a reprodução de um momento, o Balanço Patrimonial consegue dar uma visão do que pode acontecer no médio e longo prazo;
É um relatório que conta toda parte da história, ou seja, além do sucesso, trás seus desafios através das dívidas;
Apesar de não ser a principal ferramenta de mensurar resultado, através do Balanço Patrimonial, você pode encontrar ferramentas de gerar caixa, que é o principal oxigênio das empresas.
As mensagens subliminares do Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial trás algumas mensagens que bem decodificadas, podem mostrar o caminho que uma empresa pode percorrer.
Essas mensagens decodificadas eu gosto de chamar KPIs financeiros. Abaixo eu detalharei alguns KPIs financeiros que podem ajudar compreender o futuro de uma empresa:
Índices de liquidez:
São índices que são usados para avaliar a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações de curto e longo prazo.
Esses índices fornecem uma visão sobre a saúde financeira e a estabilidade da empresa, ajudando a identificar possíveis problemas de liquidez.
Podemos chegar a no mínimo 4 índices de liquidez importantes, porém hoje não será nosso objetivo nessa newsletter.
Índice de estrutura de capital:
É uma métrica financeira utilizada para avaliar a composição do capital de uma empresa, especificamente a proporção entre capital próprio (patrimônio líquido) e capital de terceiros (dívidas).
Esse índice ajuda a entender como uma empresa está financiando suas operações e investimentos, fornecendo informação sobre seu nível de endividamento e sua dependência de fontes externas de financiamento.
Podemos encontrar alguns índices de estrutura de capital no Balanço Patrimonial, porém hoje também não será nosso objetivo detalhar esse tema.
Prazo Médio de Recebimento:
É possível encontrar o prazo médio de recebimento de uma empresa através do Balanço Patrimonial e pequena ajuda do Demonstrativo de Resultados (P&L).
Muitos profissionais analisam grandes volumes de contas a receber e algumas vezes, quando calculamos o indicador, a empresa parece extremamente saudável.
Basta saber realizar a leitura de maneira correta. Esse indicador é conhecido também como DSO ou Days Sales Outstanding que comentamos anteriormente em mais detalhes em uma edição da nossa newsletter.
Prazo Médio de Pagamento:
Também é possível chegar a esse indicador analisando o Balanço Patrimonial e tendo uma ajuda do P&L. Basta ter o conhecimento para conseguir extrair com maestria esse indicador e compreender a situação da empresa em relação ao comportamento de pagamento.
Necessidade de Capital de Giro:
É uma métrica financeira utilizada para determinar o montante de recursos necessários para financiar as operações correntes de uma empresa.
Ele mede a diferença entre os ativos circulantes operacionais e os passivos circulantes operacionais, mostrando quanto capital a empresa precisa para manter suas atividades operacionais diárias.
Veja como é possível extrair informações do Balanço Patrimonial, sendo que apenas compartilhei uma pequena visão do potencial que esse relatório proporciona.
A fonte de informações
Existe uma área que tem esse potencial de analisar essas informações de maneira recorrente e prover valiosas informações a todo momento, que é a área de Contas a Receber.
Dentro dessa estrutura, temos uma área de Crédito que como diz o nome, analisa o potencial de crédito que é possível prover a uma empresa ou cliente. Essa área é uma das áreas que consegue extrair e analisar essas diversas informações de empresas.
Por isso que eu repito e reforço que temos talentos para migrarem para a área de FP&A dentro das empresas que trabalhamos, basta termos o olhar estratégico para gerir equipes desenvolvido. Por isso eu gosto de investir em profissionais dentro da própria empresa.
E se você gostaria de desenvolver esse olhar mais estratégico para o Balanço Patrimonial e se transformar em um profissional de Elite Financeira ou desenvolver esse olhar como gestor de equipes e compreender como olhar para dentro da sua própria equipe, faço um convite para clicar no link abaixo e agendarmos um bate papo gratuito e estratégico para pensarmos no seu futuro, pois se você não pensar, quem pensará?
Faça algo diferente que nunca fez para viver algo extraordinário que nunca viveu!