🧗🏼 Escaladores #18

Planeje para Planejar

Opa, como vai? Essa é a 18ª edição da Escaladores, uma newsletter que vai mostrar a você, o caminho e plano a percorrer na sua Carreira dentro do Planejamento Financeiro, Análise de Dados e Estratégia, a partir da minha visão, um profissional que já passou por onde você está pisando hoje.

Planejar

Trabalhar na área de Planejamento Financeiro ou FP&A, é necessário aplicar o que prega essa área, ou seja, planejar. Como eu sempre digo, quem se antecipa, se organiza ou quem se antecipa, governa!

A primeira atividade chave durante o processo de Planejamento Financeiro é o processo de planejar as atividades, entregas e prazos, pois a maioria das atividades do processo de Planejamento Financeiro acabam alimentando outras informações e processos em direção a mensuração de dos objetivos do processo de Planejamento Financeiro.

Quer um exemplo prático?

Como você vai planejar o volume de vendas de um produto, se você não sabe qual o volume que a área de produção é capaz de produzir?

Planejar não é apenas colocar números em um objetivo sem saber se ele é factível ou possível.

Talvez muitas pessoas passam ou já passaram pela situação que vou te detalhar agora, pois durante um processo de Diagnóstico Financeiro em uma empresa foi isso que eu ouvi de uma empresa quando eu perguntei como eles criam os objetivos de vendas.

E sabem o que eles me disseram?

“Eu coloco 10% de crescimento sobre nosso objetivo desse ano e pronto”

Porém nesse caso em específico, eu fiz 5 perguntas, que nem a primeira o cliente soube me responder direito:

Quais são os principais efeitos não planejados que estão impactando sua receita?

Qual percentual de crescimento que seus concorrentes estão gerando?

Qual seu principal diferencial competitivo do seu concorrente?

Qual impacto de aumento de preço está considerando de crescimento ou decréscimo no seu negócio?

Qual seu principal cliente alvo que está planejando conquistar no próximo ano?

Na primeira pergunta ele não soube o que responder. E geralmente quando o cliente não consegue responder essa primeira pergunta, dificilmente ele consegue responder as demais, e tem um racional para isso, pois essa perguntas estão interligadas, e por essa razão que quando para na primeira pergunta, não é possível seguir com as demais.

Bom, voltando ao nosso tema principal sobre Planeje para Planejar, um outro ponto importante que reforça o tema sobre o dia de hoje, está relacionado a principal fonte de informação de um processo de Planejamento Financeiro que está relacionado a PESSOAS!

Você analisa ou alinha com os gestores de áreas sobre as ausências das pessoas durante o período de Planejamento Financeiro?

A minha pergunta acima, não significa não aprovar férias de colaboradores envolvidos no processo de Planejamento Financeiro, porém significa você ir além do necessário e compreender eventuais períodos de ausência para planejar entregas, de maneira que o prejudicado não seja você!

Se você, por alguma razão não conhece os costumes das pessoas em relação a sair de ferias, te dou uma dica… Levante da cadeira e do ar condicionado e vá conversar com pessoas.

Sem pessoas, você não tem dados, que consequentemente não tem informação, e que consequentemente não tem uma base robusta de tomada de decisão! Exatamente o que deve estar pensando … PESSOAS são o principal ATIVO de uma empresa.

Os eventos que não controlamos

Quando realizamos um planejamento sem nenhuma oportunidade de atraso ou erro, você está vivendo sob um grande risco, pois basta olhar para o nosso dia a dia.

Tudo aquilo que você planeja, você consegue realizar de acordo com o que foi planejado no início do dia? A resposta com certeza é Não!

Então se no seu dia a dia, temos imprevistos que precisamos sempre ajustar, imagine um processo de Planejamento Financeiro que toma mais tempo devido sua importância, impacto e níveis de discussões necessárias. Não considerar imprevistos, pode ter certeza que está no caminho da ruína.

E por fim, eu vou comentar uma última razão que você precisa planejar para planejar que está relacionado ao resultado do Planejamento Financeiro de uma empresa, pois eu lhe pergunto … quantas vezes você chegou ao resultado esperado de um Planejamento Financeiro na primeira vez?

Vou te dar uma dica… se você nunca revisou ou pediu que algum ponto fosse reavaliado, preciso de falar 2 coisas bem sérias:

Ou a empresa deixou dinheiro da mesa; ou as pessoas que lideram o processo de Planejamento Financeiro, não tem espírito de dono.

E vou te explicar por que… se você não desafia o status quo para que a equipe repense para tentar fazer algo diferente para gerar mais resultado, você está sendo mais permissivo a falta de inovação na sua empresa, pois geralmente a inovação geralmente é desenvolvido através de ambientes desafiadores ou sob o incentivo da mesma.

Por isso, que engana-se quem acredita que Planejamento Financeiro é sobre utilizar estatística, inteligência artificial ou utilizar médias.

Muito mais que isso, o Planejamento Financeiro é uma oportunidade única de discussão de estratégia com um fórum multidisciplinar entre áreas.

Se você é profissional de Finanças e tem interesse em desenvolver-se nessa área, ser um profissional estratégico que agrega valor e além de tudo ser muito bem remunerado, clique no link abaixo para saber como fazer essa transformação na sua carreira.

Porém, se você é empresário ou empreendedor e quer alguém para estruturar e desenvolver seu processo de Planejamento Financeiro, responda este e-mail com a palavra “Estrutura” e vamos agregar para seu negócio.