🧗🏼 Escaladores #13

O poder do foco

Opa, como vai? Essa é a 13ª edição da Escaladores, uma newsletter que vai mostrar a você, o caminho e plano a percorrer na sua Carreira dentro do Planejamento Financeiro, Análise de Dados e Estratégia, a partir da minha visão, um profissional que já passou por onde você está pisando hoje.

A caminhada em grupo

Durante uma escalada, o processo dificilmente é realizado de maneira solitária, pois se existe algo que aprendemos desde o início da civilização, é que não fazemos nada sozinhos.

Pelo contrário, pois percebemos que grandes realizações só foram concluídas, através do comprometimento mútuo em direção ao objetivo.

Diante desse primeiro fato, convido você a refletir com essas 3 perguntas:

  1. Qual o objetivo em sua carreira você está desenvolvendo em colaboração com outras pessoas?

  2. Como você está aproveitando a oportunidade em absorver e trocar conhecimento?

  3. Como você está contribuindo com o objetivo de alguém em seu ambiente profissional ou familiar?

As pausas necessárias

Ao longo de uma escalada, é necessário as devidas pausas para avaliação de rota.

Além disso, através das pausas é possível descobrir o que foi feito com maestria e o que precisa ser ajustado. As pausas também são necessárias para o devido descanso da mente.

Segundo muitos estudos e médicos integralistas, o melhor remédio para a saúde não é exercício ou alimentação. Se fosse para escolher apenas um remédio, o melhor deles é o sono, pois é um restaurador do nosso corpo e mente.

Da mesma maneira, convido-lhe para refletir:

  1. Você tem pausas para reavaliar a sua rota?

  2. Como você reavalia sua rota ao longo da jornada?

  3. Quais pontos de ajustes você precisou ajustar na sua última pausa?

Levantar a cabeça para olhar seu objetivo

Geralmente ficamos focados em realizar e finalizar tarefas, que nos esquecemos de levantar a cabeça e vislumbrar os objetivos.

Na caminhada de um escalador, ele está sempre olhando seu objetivo que é o pico da montanha, e isso é um grande motivador para impulsioná-lo, pois ele está a todo momento olhando para seu objetivo e desejando alcançá-lo.

Para o escalador, isso é muito mais fácil, pois ele consegue enxergar o pico da montanha a todo momento. E para você que os objetivos são outros, como você faz para manter vivo onde quer chegar? Pois se não visualizar e relembrar, você perderá a referência.

Isto posto, eu te pergunto:

  1. Você sabe qual é o seu pico da montanha como objetivo na carreira?

  2. Como você faz para não esquecer do seu objetivo no seu dia a dia?

  3. Como você aproveita da visão do seu objetivo?

Eu nunca fui perfeito.

Eu posso te falar com toda certeza que nunca fui perfeito a respeito em relação a esses pontos.

Em determinado momento da jornada, tomei decisões equivocadas por conta de pessoas que faziam parte da equipe. Fui imaturo em alguns momentos, porém essa jornada de erros me fez saber o que precisava consertar.

Mas eu só consegui perceber e conseguir ajustar a rota, quando eu notei que as pausas para reavaliação são necessárias e não são um desperdício de tempo.

Sempre tenha em mente que é melhor basear-se, espelhar-se e escolher pessoas que vivem ou alcançaram algo que você deseja alcançar também, pois esse é o melhor espelho para sua jornada.

Buscar objetivos que não são visíveis, é mais difícil do que imaginamos, porém eu não tenho dúvida que posso te ajudar nisso, no nosso Workshop Gratuito e On-line.

O próximo será no dia 20 de Maio, onde trarei um tema que fará você olhar o Planejamento de Vendas com outros olhos.

Para participar, clique no botão abaixo e se inscreva no grupo do WhatsApp: