- Douglas' Newsletter
- Posts
- 🧗🏼 Escaladores #11
🧗🏼 Escaladores #11
O importante é o dinheiro no caixa!

Opa, como vai? Essa é a 11ª edição da Escaladores, uma newsletter que vai mostrar a você, o caminho e plano a percorrer na sua Carreira dentro do Planejamento Financeiro, Análise de Dados e Estratégia, a partir da minha visão, um profissional que já passou por onde você está pisando hoje.
O importante é o dinheiro no caixa!
Hoje, nós daremos um passo importante em relação a compreensão de como relatórios que parecem simples, mas conseguem nos dar uma visão estratégica importante para empresas.
A mentoria que nós desenvolvemos tem uma premissa importante através de 3 pilares, sendo que um deles é a parte técnica. E a partir dessa informação, vale reforçar que no último dia 09 de Abril de 2024, o IFRS.org que é uma fundação que Parametriza os Relatórios Financeiros Internacionalmente (International Financial Reporting Standards em inglês), publicou uma alteração na construção e apresentação de relatórios financeiros que passará a valer a partir de 2027. Essa alteração será coberta através de um pronunciamento chamado de IFRS 18.
E o que isso tem de importante?
Primeiro ponto importante é que: quem se antecipa se organiza. Então já temos conhecimento do que acontecerá com 44 meses de antecedência e temos tempo suficiente para nos preparar.
Porém direto ao ponto do que será essa alteração... O IFRS 18 tem como principal objetivo melhorar como as empresas apresentam seus relatórios financeiros, com um foco importante sobre a performance financeira no DRE.
Vale ressaltar, que essa mudança alterará todos os mercados, mas não afetará como as empresas mensuram resultado da companhia, mas sim como esse resultado é apresentado.
Mas o que o IFRS 18 ajudará as partes interessadas?
Bom, essa pergunta tem literalmente 3 linhas de respostas:
DRE variará em estrutura e conteúdo;
Definição das métricas pela administração será útil aos investidores e quem está analisando as empresas, mas as companhias poderão não explicar como essas métricas são calculadas e por que elas são usadas;
Investidores terão acesso a informação de uma maneira mais apropriadamente agrupada;
As mudanças acontecem de maneira mais impactante no DRE e nas notas explicativas.
De uma maneira mais suave no Demonstrativo de Fluxo de Caixa.
E com mínimas mudanças em Balanço Patrimonial, relatório de compreensão da receita e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
E o que isso ajudará o profissional estratégico de FP&A?
A empresa, junto a área de FP&A terão alguns benefícios importantes, pois o OURO de toda organização, está nas informações para tomada de decisão, certo?
Com isso, teremos algumas mudanças que ajudarão na transparência de informações para ajudar na tomada de decisões, na projeção mais acurada de resultados por parte de investidores e profissionais de FP&A e conseguir conectar de uma maneira mais direta a DRE com o relatório de Fluxo de Caixa.
A apresentação da DRE conterá novas categorias ou subtotais que poderá verificar através da Figura 1 em comparação ao Futuro e a Hoje:

A partir da Figura acima, podemos apontar as seguintes percepções que ajudarão o profissional de FP&A e o negócio a gerir seu resultado de uma maneira mais estratégica:
Classificar as receitas e gastos de maneira que possa ter uma visão do resultado Operacional, o resultado de Investimento, o Resultado de Financiamento, o impacto do imposto de renda e o impacto de descontinuidade de operações. A partir dessa visão, terá uma compreensão muito grande do real resultado das atividades operacionais, facilitando assim as projeções e decisões a serem tomadas para rentabilizar cada vez mais o resultado operacional da companhia;
Gerar uma transparência maior sobre o resultado Operacional, facilitando a projeção de fluxos de caixa futuros;
Compreensão de COMO a companhia está gerando o resultado antes dos efeitos de financiamento;
Simplificação do entendimento do Resultado Financeiro de uma companhia;
Adicionalmente, o Fluxo de Caixa que falaremos a seguir, terá 2 mudanças principais que são:
O ponto inicial do relatório de Fluxo de Caixa será o Lucro Operacional usado no método indireto;
Remover as apresentações alternativas no fluxo de caixa para juros e dividendos;
Vale ressaltar que está sendo discutido em um projeto paralelo, a estrutura do relatório de Fluxo de Caixa.
Porém depois de todo esse detalhamento, temos muitos pontos positivos que ajudam na gestão de uma empresa que são:
O claro entendimento e comparação do resultado Operacional no DRE com o resultado das atividades Operacionais no Demonstrativo de Fluxo de Caixa;
A transparência em relação ao impacto de operações descontinuadas no DRE que consequentemente, impactarão o resultado gerado de caixa no Demonstrativo de Fluxo de Caixa;
A conversão natural de comparação e rastreabilidade dos grupos de Financiamento e Investimento entre DRE e DFC;
Vamos direto ao ponto.
A DRE ajuda a direcionar a geração de resultado de uma empresa, porém o que faz ela sobreviver é a capacidade de conversão de caixa em dinheiro, ou seja, o importante é dinheiro no caixa.
A análise de conversão de resultado em caixa é algo que o profissional estratégico de FP&A consegue não apenas mapear, como entender e direcionar na melhoria desse processo.
Aqui abaixo vou comentar apenas algumas pequenas sugestões para aumentar a conversão de resultado em caixa:
Gestão ativa e antecipada de cobrança para reduzir índices de inadimplência com o objetivo de converter a Receita Operacional em recebimento no caixa;
Negociação de prazos de pagamento que impactarão no capital de giro, que por sua vez notará um resultado de caixa melhor do que o resultado visto na DRE;
Mapeamento dos efeitos contábeis no resultado da empresa que não serão convertidos em caixa no período corrente;
Atenção ao impacto do custo financeiro de dívidas na categoria de Financiamento que porém continuar ferindo no consumo de caixa;
Estamos dando passos para uma transparência que só gerará um potencial de oportunidades na tomada de decisões inteligentes para as empresas. Porém, necessitamos de profissionais estratégicos de FP&A capazes de liderar essas discussões e entendimentos, para que decisões corretas sejam tomadas.
Se você quiser saber como construir essa jornada de profissional estratégico de FP&A, você tem a oportunidade de agendar uma consultoria gratuita comigo de 30 minutos que ajudará nesse processo da sua carreira, e caso avancemos nas conversas, um acompanhamento personalizado.
Basta clicar no link a seguir e escolher o melhor horário para você: https://calendly.com/odouglasblima/30min1