🧗🏼 Escaladores #09

Método OCAA

Opa, como vai? Essa é a 8ª edição da Escaladores, uma newsletter que vai mostrar a você, o caminho e plano a percorrer na sua Carreira dentro do Planejamento Financeiro, Análise de Dados e Estratégia, a partir da minha visão, um profissional que já passou por onde você está pisando hoje.

Adaptabilidade.

Essa palavra em sua essência parece fácil de ser entendida, porém tem sua dificuldade em ser aplicada.

Isso se deve ao nosso conforto.

Para nós, seres humanos, é muito mais fácil utilizar a nossa parte do cérebro em fazer as atividades rotineiras e automáticas, do que consumir mais energia do que o normal para ouvir, compreender, assimilar e aplicar algo totalmente novo.

Por conta disso, eu gosto muito de um acrônimo: OCAA.

Para o conceito OCAA ficar mais claro, eu faço a metáfora do aprendizado com o momento que um piloto está decolando, pois no início desse processo, o piloto está FOCADO, pois ele precisa saber o que precisa ser feito.

Ele liga as turbinas e coloca todas as suas energias naquele momento para que finalmente ele consiga levantar voo.

Porém a maravilha desse processo não está nesse ato.

Mas sim em como mover um avião do chão até os 30 mil pés, pois o início do voo contém muitas nuvens, existe ventos de todos os lados e por conta disso, parece que não tem muita luz e geralmente os passageiros são tomados pelo medo, até que de repente , saímos das nuvens e temos uma visão fenomenal sob as nuvens.

Uma sensação de prazer que a endorfina toma conta.

Essa é a metáfora que faço de um processo de construção de aprendizado e capital intangível sobre qualquer tema ou em qualquer empresa.

Agora, vamos para a prática.

Método OCAA.

O método OCAA é composto por 4 palavras:

Ouvir

Essa é uma ação que a maioria das pessoas fazem muito bem e infelizmente param por aqui.

Ouvir, eu tenho certeza que maioria das pessoas ouvem, porém… não ouvem ativamente.

A escuta ativa, é o ato de ouvir a outra parte de espírito presente.

Acompanhar a intensidade e a riqueza de detalhes que a outra pessoa está transmitindo para você, sem se preocupar na vibração do celular, do pop up do aplicativo ou com as conversas ao entorno. É estar presente.

Compreender

Transformar a escuta ativa na visualização e vivência da informação que foi compartilhada.

É nesse momento que tenho o meu ponto de crítica, pois como muitas pessoas não realizam a escuta ativa presente ou apenas se preocupam em tomar nota do que foi dito, é desafiador reviver o processo transmitido para conseguir imaginar o que aquela informação representa.

Por isso, a primeira ação, da escuta ativa é o pilar para o sucesso da construção de conhecimento que chegará no processo de compreensão.

Nesse momento, depois de ouvir e trabalhar no processo de compreensão, eu geralmente invisto um tempo para mim apenas, para relembrar a informação compartilhada para que consiga decifrar o que aquilo significa e conseguir gerar a compreensão, pois nesse momento eu começo a trabalhar no terceiro ponto do acrônimo:

Assimilar

Nessa etapa, eu costumo trabalhar nas conexões daquela informação repassada.

Desenho as conexões e a importância daquele daquelas informações compartilhadas para que nesse momento, eu não tenho apenas a visualização daquela parte específica que falamos, mas sim uma visualização de um todo maior.

É nesse momento que temos o sentimento que o avião está saindo das nuvens e sobrevoando-as de maneira tranquila.

E por fim, chegamos em:

Aplicar

Um processo muito particular, pois depende de como é melhor para cada indivíduo.

Eu geralmente gosto de tomar as rédeas para aplicar e treinar o conhecimento adquirido.

Porém, tem muitas pessoas que preferem acompanhar o processo com o conhecimento adquirido, para conseguir aplicar e treinar novamente o novo aprendizado.

Para que você consiga aplicar todo esse conteúdo, vou te deixar com esse Checklist:

  1. Esteja 100% presente ouvindo sobre uma informação;

  2. Afaste-se das distrações, desligue aparelhos eletrônicos que possam tirar-lhe do foco;

  3. Tenha um tempo para você redesenhar em sua cabeça ou no papel, o conhecimento adquirido;

  4. Vivencie esse processo como uma jornada, um avião não sobe 30 mil pés em 5 minutos;

  5. Questione! O mundo é das pessoas que fazem perguntas.

Tente calcular o investimento realizado por pessoas na construção e solidificação de conhecimento de uma empresa.

É gigante o esforço e por conta disso que devemos cuidar muito bem do principal ativo da companhia que é o conhecimento intangível que pode ser identificado através das pessoas.

Por isso que eu digo e sublinho que as pessoas são os principais ativos de uma empresa, pois são elas que saberão como resolver os desafios do dia a dia.

As pessoas são os pilares de qualquer negócio, pois não existe telhado sem estrutura.

Diante disso, o melhor investimento que existe é no conhecimento de pessoas.

E devido ao fato de acreditar que o melhor investimento que existe são em pessoas, tenho esse propósito de ajudar as pessoas em desenvolver suas carreiras em finanças de uma maneira mais rápida e assistida através da nossa mentoria.

E para isso, eu estou fazendo um evento presencial gratuito. Nosso primeiro workshop.

No próximo Sábado, dia 13 de Abril, às 10h, aqui em São Paulo, iremos juntos traçar um caminho para você subir de degrau na carreira e acelerar sua jornada, conhecendo ainda mais a carreira de FP&A.

Você vai dominar as melhores práticas em planejamento financeiro e análise, mesmo que você não seja um head de finanças.

Para resgatar o seu convite gratuito, clique no botão abaixo e preencha o formulário: https://forms.gle/wxXwdxewd139o5Qr8