- Douglas' Newsletter
- Posts
- 🧗🏼 Escaladores #04
🧗🏼 Escaladores #04
Os 3 pilares do profissional de finanças

Opa, como vai? Essa é a 4ª edição da Escaladores, uma newsletter que vai mostrar a você, o caminho e plano a percorrer na sua Carreira dentro do Planejamento Financeiro, Análise de Dados e Estratégia, a partir da minha visão, um profissional que já passou por onde você está pisando hoje.
Durante essa semana fiz uma profunda reflexão relacionado aos pilares técnicos importantes para uma sólida carreira dentro de Finanças e FP&A, mas, esse não é o assunto de hoje.
Entre uma leitura e outra, acabei lendo um trecho de um livro que me despertou uma curiosidade.
A razão que me motivou essa sede da escrita relacionado a esse tema é por uma questão óbvia, porém a maioria das pessoas desprezam, bom, você vai me entender…
Não importa a sua profissão
Atualmente cada pessoa tem profissões que tem temas importantes, que em sua maioria tem um impacto direto no seu ecossistema de relacionamento, ou seja, a sua área, seus clientes e seu público indireto.
Porém existem 2 temas que são comuns a todas as pessoas.
2 palavras que impactam a todos, as mais de 7 bilhões de pessoas vivas nesse mundo.
Saúde.
A primeira delas e que não nos acompanhará até o fim dessa newsletter é a saúde, uma palavra que em algum ou alguns momentos da vida, sempre impactarão as pessoas e exigirá que as mesmas pensem em sua saúde.
Porém a saúde é algo individual, e de impacto único e personalizado para cada pessoa.
Dinheiro.
A segunda palavra é dinheiro, pois querendo ou não, essa é uma palavra que impacta todas as pessoas em todos os momentos da vida, que vai desde a decisão de adquirir algo para sua necessidade básica até o consumo de seus sonhos de luxo.
Servo ou senhor?
Eu acredito que o dinheiro é uma ferramenta que nos dá a chance de controlar nosso tempo, sabe?
Ir às 10h da manhã para academia cuidar da sua saúde.
Tirar uma Segunda à tarde para sair com sua família.
Poder desligar tudo às 18h e descansar, realmente.
Porém ele é uma matéria que se movimenta através da economia e que pode ser medido e analisado facilmente principalmente quando falamos das entidades ou Pessoas Jurídicas.
E para nossa sorte (Financeiros e estudiosos da Contabilidade) existem 3 pilares para qualquer um que quer crescer em finanças, deve saber.
Demonstrativo de Resultado (ou P&L – Profit & Losses para os íntimos);
Balanço Patrimonial;
Demonstrativo de Fluxo de Caixa.
Engana-se quem olha para esses relatórios da mesma maneira que o Clínico Geral olha para o coração, pele ou olhos, de maneira genérica.
Vamos nos aprofundar em cada um deles:
Demonstrativo de Resultado.
Geralmente é demonstrado por trimestre ou ano.
O Demonstrativo de Resultados do Exercício ou DRE ou P&L considero como uma foto que demonstra COMO uma empresa obteve seu lucro ou prejuízo durante um período de tempo específico.
Esse relatório contábil é importante pois para os que tem a habilidade de compreender, conseguem entender COMO a empresa está gerando o seu resultado que pode ser lucro ou prejuízo.
Eu gosto muito desse Demonstrativo porque ele é uma ferramenta que nos ajuda a entender o COMO, ou seja, nos ajuda a compreender os meios de geração de resultado da empresa.
A DRE começa a contar a origem da sua geração de resultado através das receitas que é o dinheiro que uma empresa ganha com suas atividades comerciais e é uma medida importante da saúde financeira.
A seguir, é demonstrado os gastos que foram utilizados para gerar esse resultado das atividades comerciais que são conhecidos através de duas palavras, que são os custos e despesas, para que finalmente chegamos no resultado de lucro ou prejuízo daquele período.
Com certeza, existem termos e conceitos que teremos tempo e newsletter suficientes para detalharmos, porém nesse momento, o que gostaria de reforçar é:
Como o dinheiro que passa através de uma empresa e de um período, pode ser medido e mensurado em resultado.
Onde está a grande comparação com o Clínico geral que comentei anteriormente, é quando o profissional de Finanças e FP&A trata uma análise de Demonstrativo de Resultado igual para qualquer empresa.
É nesse momento que o profissional de Finanças deve estar ciente das diferentes formas e fluxos de receitas, custos e despesas acontecem de acordo com cada setor.
Ou seja, você olhar para uma DRE de bancos é completamente diferente de uma DRE de uma empresa do setor de comodity mineral, que por sua vez é diferente de uma empresa do setor de varejo que por sua vez é diferente de uma empresa do setor de tecnologia.
E por aí vai.
Pare de procurar atalhos, compreenda como o dinheiro flui através dos Demonstrativos de Resultado por tipo de empresa.
Se você adquirir esse conhecimento terá um grande diferencial sob os outros profissionais.
Não será um mero Clinico Geral, mas será um grande especialista de Resultados.
Isso te capacitará a jogar um jogo que são para poucos...
Balanço Patrimonial.
O Balanço Patrimonial demonstra a situação financeira de uma empresa através de seus direitos, obrigações e dívidas e o que pertence a seus proprietários.
Eu gosto de chamar o Balanço Patrimonial como um vídeo capaz de demonstrar as heranças de períodos anteriores e o que talvez acontecerá nos próximos capítulos.
O dinheiro pode ser demonstrado na forma como ele está empregado, através de seus direitos, dívidas que terá que pagar no curto ou longo prazo e o que realmente pertence a seus proprietários e acionistas.
Ele é uma base importante que ajuda a identificar eventuais impactos futuros no oxigênio da empresa.
Mas tem um porém.
Não acredite fielmente que seus direitos são 100% convertidos em caixa. Entenda profundamente seus índices de liquidez...
Demonstrativo de Fluxo de Caixa
Prefiro dizer que ele é um mapa que demonstra como o dinheiro foi empregado, além de determinar a verdadeira geração de oxigênio ou dinheiro que aquele negócio ou Pessoa Jurídica foi capaz de gerar entre movimentos de recebimentos e pagamentos.
Um Demonstrativo de Fluxo de Caixa que gera valor é aquele capaz de demonstrar a geração de fluxo de caixa livre das Operações, dos Investimentos e das atividades de Financiamento.
Com esse mapa em mãos você pode literalmente encontrar o tesouro da empresa.
O Demonstrativo de Fluxo de Caixa é uma outra ferramenta que reforça e demonstra como o dinheiro pode migrar dentro de uma empresa.
A tríade em conjunto.
Meu principal objetivo hoje, foi dar um primeiro passo em direção ao compartilhamento de conhecimento desses 3 relatórios financeiros que são importantes para avaliação e contribuição com opiniões estratégicas na condução de negócios.
Não tenho dúvida, que negócios denominados de sucesso, tem esses 3 relatórios sendo gerenciados, controlados e analisados periodicamente.
Ao passo de negócios que sentem dificuldades financeiras, muitas vezes não tem um deles bem feito.
Se você gostou dessa edição, compartilhe ela no seu canal do slack (ou outro meio) com sua equipe:
Obrigado por chegar até aqui.
Até semana que vem,
Douglas Lima